quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produtos inspiram sustentabilidade



Consumo consciente é um gesto de grandeza em dias que somos bombardeados de estímulos impulsivos de ter. São pouquíssimas vezes que nos questionamos algumas indagações a respeito da origem do produto que consumimos, como se dá seu processo de fabricação.
Em nosso ambiente mundano absolutamente hiperestimulado, esse tipo de postura de descaso pode parecer normal. Porém, já existe toda uma preocupação constituída em nichos de pessoas que tendem a mudar esse comportamento e, por sorte, inspirar aqueles que ainda não conseguem ver que sim é preciso uma postura um pouco mais crítica de consumir. Sem xiitismos.
O papel da indústria obviamente é acompanhar e por que não inspirar esse movimento de consumo consciente ou sustentável. Aliás, vamos entender a partir de agora nesse post que sempre quando for mencionada a palavra sustentabilidade ou sustentável, ela sugere um movimento muito mais ampliado do que apenas uma relação com meio ambiente ou ecologia.
Uma publicação da Taschen “Product Design in the Sustainable Era” reúne um número significativo de produtos genuinamente sustentáveis que inspiram uma nova relação de consumo. Com todo o brilhantismo das publicações da Taschen, trouxe esse livro de Berlim há 2 meses em que estive na boutique da editora. Algumas semanas antes de estar com esse livro em mãos, a Nômade tinha começado a atender uma empresa que iria começar a desenvolver uma composteira elétrica. Estamos com o desafio de criar o posicionamento dessa marca e iniciar o planejamento de relacionamento. Esse produto não existe no Brasil ainda para vender. Seremos os primeiros. Composteira, aliás, é aquela caixa de terra com serragem em que depositamos nosso lixo orgânico + algumas minhocas que se encarregam de decompor de uma forma bacana. Existem várias maneiras de fazer uma composteira inclusive. Bastante difícil para quem mora em apartamento, por exemplo. Nunca vi uma dentro de um apartamento. Porém, a indústria que atendemos desenvolve uma composteira elétrica. Sem sujeira ela consegue transformar nosso lixo orgânico doméstico que produzimos em adubo. Depois de cheia, basta ligar o botão conhecido “on” e ela faz o ciclo da compostagem de forma automática. O lixo agora é adubo. Esse adubo serve para plantar, enriquecer a terra das plantas entre outras funções. Sim, é genial o processo. Estamos no meio do processo de construção da marca, posicionamento, estratégia de lançamento. Certamente todos interessados ficarão conhecendo muito em breve.
Inovação Social
O que vale ressaltar também é que esse exemplo de produto é altamente formador e transformador de comportamento. É desse tipo de convergência inteligente da indústria com o mercado de consumo que está todo potencial inspirador de uma nova relação de consumo. A sustentabilidade agregada na sua mais alta capacidade de elasticidade conceitual se mostra muito inspiradora. Como é gratificante estar participando desse processo e compartilhar por aqui os movimentos que irão surgindo.

Aron K.L

*Fonte: http://www.estudionomade.com.br/blog/produtos-inspiram-sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !