quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O destino das 180 mil toneladas de lixo que produzimos todos os dias


Para onde vai o lixo depois que é descartado? Como destinar resíduos para reciclagem, e o que pode ser reciclado? ÉPOCA preparou um especial para mostrar o que acontece com o lixo que você produz em casa

REDAÇÃO ÉPOCA

 
O caminho do lixo (Foto: Reprodução/ÉPOCA)









O  brasileiro produz, em média, um pouco mais de um quilo de lixo por dia. Um quilo de resíduos indesejados, que simplesmente "jogamos fora", mas que somados, chegam a incrível cifra de 180 mil toneladas de resíduos descartados todos os dias. Mas o que é jogar fora? Para onde vai esse lixo, e qual as consequências de destinar esses resíduos de maneira inadequada?
ÉPOCA preparou um especial on-line  para responder essas perguntas. A ideia é mostrar  como descartar, reutilizar e reciclar e o que fazer com os rejeitos – a parte do lixo que não tem como ser reciclada.
Em "Comece a reciclagem dentro de casa", mostramos como descartar o lixo, separando o que deve ser reciclado do lixo que será destinado aos aterros. Duas reportagens mostram o que são os aterros: em "Como funciona um aterro sanitário", fomos até o Tecipar, aterro que atende as cidades de Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba e Araçariguama, na Grande São Paulo. Em "O lixo que vira energia e crédito de carbono", mostramos o caso do aterro Bandeirantes, desativado em 2007 e que usa as 40 milhões de toneladas de lixo enterradas no local para gerar energia.
Mas antes de o lixo chegar aos aterros, há um longo caminho. Relatamos a rotina dos coletores e a dificuldade em fazer uma coleta diária de mais de 10 mil toneladas de lixo na maior cidade do país em "Quem recolhe o seu lixo", e o caminho alternativo, em "Como o seu lixo é reciclado". Além disso, mostramos que lixo eletrônico tem solução em "Seus eletroeletrônicos também podem ser reciclados".
Você também pode ver os "Números da reciclagem no Brasil" e uma entrevista explicando as mudanças na política brasileira em relação ao lixo, em "O que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos".
Participe deste especial contando, no espaço para comentários abaixo, iniciativas interessantes sobre o descarte do lixo e deixe suas dúvidas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !