quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lançamento de Projeto de Logística Reversa nesta quinta-feira

Regina de Oliveira


A partir desta quinta-feira (1º), Campos será o segundo município fluminense a receber as ações de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes, pós-consumo. Batizado de Programa Jogue Limpo, o sistema foi estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. O programa será lançado às 11h, na Avenida Oswaldo Cardoso de Melo, 295, Centro, e contará com a presença de representantes de todos os postos de combustíveis, através do Sindicato Nacional das 

Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro (Sindestado-RJ).
- Este projeto é de suma importância, já que Campos só perde para a capital em número de postos de gasolina. São 111 postos e mais de 200 mil veículos automotivos, uma frota grande - ressaltou o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
Zacarias ainda destacou que o município (prefeitura) continua com a responsabilidade de prestar os serviços de limpeza pública, mas que as empresas e a população passam a ser também responsáveis pela destinação adequada dos resíduos. Cada município poderá dentro do contexto da logística de reversa, prevista na lei, criar locais para descarte.
O Sindicom representa, em nível nacional, as principais companhias distribuidoras de combustíveis e de lubrificantes. Em harmonia com a política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Municipal de Resíduos Sólidos, estará implementado com o apoio da Secretaria de
Serviços Públicos, nos postos de combustíveis e nas concessionárias de nosso município, a logística reversa para embalagens de óleo lubrificante, através do Programa “Jogue Limpo”.
Apesar da forte atuação dos fabricantes, importadores e distribuidores na estruturação do  Programa Jogue Limpo, segundo a conceituação da recém-sancionada Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/ 2010) e regulamentada pelo Decreto 7404 de 23/12/2010, a  responsabilidade legal do Programa é compartilhada por toda uma cadeia de agentes que tem participação fundamental para o êxito do sistema de logística reversa.
- O consumidor pessoa física, que deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização; a rede de revenda e demais comerciantes varejistas, a quem cabe receber as embalagens entregues pelo consumidor pessoa física, e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o serviço de recebimento itinerante ou encaminhando-as diretamente às centrais de recebimento. O comerciante atacadista deve receber de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-las de forma adequada - detalhou o secretário.Os pontos de coleta serão cadastrados e desta forma, serão dispostos tambores de 200 litros, específicos para segregação das embalagens de óleo lubrificante. Todo o resíduo gerado será pesado e as informações destes dados serão transferidas automaticamente para o Site Jogue Limpo. No ato da pesagem, é emitido um comprovante, que poderá ser exigido pelo órgão ambiental por ocasião do processo de licenciamento. Os frascos recolhidos são levados para as Centrais de Recebimento, onde o material é prensado, armazenado e, posteriormente, remetido a uma recicladora.
Na recicladora, o material é triturado e, depois de submetido a um processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, sendo posteriormente transformado em matéria-prima para produção de conduites. “Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza, teria um período de degradação na faixa de 400 anos”, pontuou Zacarias.

*Fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !