quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Usina de reciclagem está pronta para funcionar na Codin

Jornal Folha da Manhã  04.10.11

O lixo de Campos que sempre foi descartado no lixão da Codin em condições insalubres, vai receber o devido tratamento quando estiver em atividade a nova Usina de Reciclagem, que foi construída no bairro e depende de pequenos detalhes para entrar em funcionamento muito em breve. A construção da unidade faz parte do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo para garantir o descarte adequado do lixo e que engloba, ainda, a construção do aterro sanitário que já está em pleno funcionamento em Conselheiro Josino.
A nova usina de reciclagem, que vai ser administrada pela Vital , vai utilizar a mão de obra dos próprios catadores de lixo da Codin, que foram cadastrados e começam a ser avaliados, para que possam ser capacitados para o trabalho. O levantamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda contabilizou cerca de 200 catadores e 90 deles vão ser aproveitados na usina. Os demais vão fazer parte de uma cooperativa, que vai ser criada com o intuito de trabalhar com o material reciclado.
- Atualmente a cidade de Campos gera cerca de 100 toneladas por dia de lixo e, desse total, 33% vai ser reciclado na nova usina. O restante vai ser encaminhado para o aterro sanitário, acabando de vez com o lixão a céu aberto da Codin – informou o Secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
A Usina de Reciclagem foi construída de forma que três caminhões de recolhimento de lixo possam descarregar com total segurança no mesmo instante, o que vai garantir a agilidade do trabalho a ser desenvolvido no local, quando estiver em pleno funcionamento.

Comentários do blogueiro
Algumas correções necessárias da matéria:
1 - A produção diária de lixo doméstico em Campos é de 300 toneladas. Na usina de recicláveis serão tratados 100toneladas/dia.
2 - Em consonância com a política de resíduosa usina de recicláveis será cedida em regime de comodato para os catadores organizados em cooperativas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !