quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Praças de Campos sofrem com ações de vandalismo

04.10.11

A Prefeitura de Campos, através das secretarias de Serviços Públicos e de Obras e Urbanismo, vem, ao longo dos últimos meses, revitalizando praças e jardins do município. O projeto de paisagismo, no entanto, está sofrendo com a ação de vândalos, que furtam dos jardins as plantas de espécies variadas que servem para embelezar o espaço. Um exemplo disso é a praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como praça do Liceu, onde relatos dão conta de pessoas que geralmente param o carro na proximidades do local, à noite, e arrancam algumas mudas, que foram plantadas recentemente. O local não tem vigilância.
O fato tem sido presenciado também em plena luz do dia por comerciantes, usuários e também por aqueles que fazem a manutenção dos jardins. Com isso, é possível ver buracos em algumas áreas.
— Quando a gente vê a pessoa tirando as plantinhas, até pedimos para colocar no lugar e avisamos que não é permitido arrancá-las, mas nem sempre a gente consegue, pois eles agem também à noite, quando não há vigilância. Em vários pontos é possível encontrar buracos. Além disso, existem estudantes que não se importam e pisam na grama e chutam as plantas. A gente não pode fazer nada, a não ser realizar a reposição — informou a gari da empresa responsável pela manutenção, que preferiu não se identificar.
O mesmo tem acontecido na Praça da República, que foi reformada e revitalizada há pouco tempo. As plantas estão sendo roubadas, segundo o comerciante Carlos Alberto Silveira. “Daqui do meu estabelecimento, vejo pessoas parando de carro do ano e levando as plantas. É um absurdo, pois se deixa a praça sem nada reclamam que está abandonada, e quando ela recebe melhorias, vêm pessoas de outros bairros para danificar o que está embelezando a cidade. Isso é crime, e as autoridades deveriam tomar uma providência”, disse ele.
O programa de paisagismo começou em junho e, até agora, das 134 praças e jardins do município, 16 já foram revitalizadas.
A Folha tentou contato com a secretaria de Serviços Públicos, mas não obteve resposta.

*Fonte: Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !