terça-feira, 11 de outubro de 2011

Logística reversa de pilhas alcalinas em Campos

Liliane Barreto

Zacarias destaca que o que regulamenta e o tipo de definição dos resíduos é a Resolução 401/208, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) Foto: Arquivo


Com a nova lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foram criadas diretrizes de saúde pública e de proteção ao meio ambiente. Com isso, produtos como pilhas alcalinas ou não, quando forem inservíveis, não podem ser descartadas no lixo comum, a chamada logística reversa. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a responsabilidade pela destinação final, ambientalmente, adequada é do importador, comerciante e fabricante e é para eles que este material deve ser devolvido.
Zacarias destaca que o que regulamenta e o tipo de definição dos resíduos é a Resolução 401/208, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Aos cidadãos cabe dar a correta destinação ao produto e fazer a entrega nas lojas onde foi feita a aquisição de pilhas e baterias. É importante que a população não descarte estes produtos no lixo doméstico, porque, assim, determina a legislação, devido ao potencial poluidor.
Atualmente, cinco estabelecimentos comerciais estão preparados para receber o material e que, posteriormente, encaminham para as industrias que, por sua vez, destinam o material para reciclagem. “Elas recebem o material e enviam para São Paulo, onde há empresas que atuam na reciclagem deste tipo de material”, informou o secretário.

Veja aqui a relação das lojas onde a população pode depositar pilhas:

• Eletrônica Real - Rua Boa Morte esquina com Rua Gil de Góis - telefone (22) 27240260

• Eletrônica São Salvador - Rua Dr. Gesteira Passos, nº 38, Centro - telefone (22) 27330576

• Agência Correios Campos dos Goytacazes - Praça Santíssimo Salvador, nº 53 - Centro - telefone (22) 27331641

• Banco Santander - todas as agências de Campos dos Goytacazes

• Supermercardo Wal-Mart.Av. Nilo Peçanha,s/nº

• Agência da AMPLA-Rua Gov. Teotônio ferreira de Araújo,Centro


*fonte: site da PMCG




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !