segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Brasil importou 350 mil toneladas de "lixo" em 2010

Deu no Globo - Coluna Eco Verde:
A lista de produtos é grande, inclui aparas de papel, latinhas de cerveja e refrigerante, restos de PET, pregos usados e até pedaços de navios. Só em 2010, segundo a Secretaria de Comércio Exterior, foram importadas mais de 350 mil toneladas de resíduos. O que para alguns pode ser lixo, para outros é um insumo de muito valor. O uso desses materiais, em vários setores da indústria, representa uma boa economia de recursos naturais, de água e de energia.
O benefício é tanto que justifica até a importação deste “lixo” de países distantes como a Coréia e a Alemanha. A produção de alumínio, por exemplo, feita com base em material reciclado usa 5% da energia que seria necessária para produzi-lo a partir da bauxita. Para que esse mercado mundial de resíduos fosse reduzido, seria preciso ter um sistema de coleta seletiva maduro no país. E estamos apenas engatinhando. Só 15% das cidades têm algum programa desse tipo e poucos atingem todos os moradores.
Outro problema grave é como separar o lixo bom do ruim. Os contêineres que foram apreendidos semana passada vindo dos EUA, estavam identificados como “tecidos novos, panos, pedaços com defeito”. Mas a carga tinha lençóis, batas, luvas e agulhas sujas de sangue, urina e fezes. O Brasil não permite a importação de resíduos perigosos desde 1996, mas a fiscalização ainda é falha. Casos parecidos com este de Pernambuco aconteceram em São Paulo (2009) e em Santa Catarina (2010).
Dados da convenção da Basileia, que regula o comércio de resíduos, indicam que 80% do lixo não perigoso que circula pelo mundo são reutilizados. Mas o tráfico internacional de lixo é um negócio em expansão e está cada vez mais ativo e criativo. Produtos perigosos muitas vezes são misturados com itens que poderiam ser reaproveitados. O desafio é identificar e punir os criminosos e, ao mesmo tempo, incentivar uma atividade econômica e ambientalmente sustentável.
*comentário do Blog: Lixo perigoso(industrial,saúde e nuclear) é que tem de ser RIGOROSAMENTE vedado a importação.Na lei municipal nº8.232/2011,ficou proibido qualquer deposição e/ou instalação para manuseio de resíduos nuclear no território do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !