terça-feira, 6 de setembro de 2011

Reciclagem de lixo pode valer prêmios em dinheiro a moradores

15/08/2011
Os moradores de Morro Agudo que separarem lixo reciclável e remédios vencidos agora também poderão participar do programa “Pontualidade Premiada”, da prefeitura. As pessoas devem entregar o lixo e recebem um bilhete para, no fim do mês concorrer a prêmios em dinheiro ou vale compras no comércio da cidade.
O valor da troca varia dependendo do impacto ambiental que o material pode trazer. Cada bateria ou pilha, por exemplo, vale três cupons. Dois litros de óleo usado valem 15. Aparelhos eletrônicos velhos, lacres de latinhas, lâmpadas, medicamentos e lixo reciclável também são aceitos.
Antes apenas os moradores que pagavam as contas da prefeitura em dia, como o IPTU, tinham o direito a participar dos sorteios. O coordenador de meio ambiente Luis Fernando Cardoso afirmou que a idéia de ampliar a promoção é descartar o lixo de forma adequada. “É uma maneira de incentivarmos a população a regularizar o descarte do lixo de modo a causar menos danos ao meio ambiente”.
O motorista Ailton dos Santos já ganhou três sorteios apenas com as contas em dia. Agora, com a nova medida, ele passou a fazer o descarte regular do material. “Já ganhei dinheiro e ingressos pra Festa do Peão, que começa nesta semana”, comemorou.
Uma das expectativas da prefeitura é aumentar a coleta de lixo reciclável na cidade de 17 para 20 toneladas por mês. Todo material é recolhido para uma cooperativa. Além de contribuir para o meio ambiente, a medida vai aumentar a renda dos trabalhadores cooperados, como Eliane de Paula. “Todo o dinheiro que arrecadamos dividimos entre nós. E o dinheirinho a mais no fim do mês é sempre bom”, garantiu.
Fonte: http://eptv.globo.com/noticias/
*Este  tipo de programa foi originalmente criado em Curitiba na década de 80 e mantido até hoje em pequena escala.Os tempos mudaram e coleta seletiva não é questão só de consciência.Com a Lei dos resíduos,onde houver coleta seletiva ofertada pelo poder local,É OBRIGATÓRIO O MUNÍCIPE SEPARAR o lixo reciclável (Junta latas,vidros,plásticos e papel papelão) e colocar à coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !