sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prefeitura implementa ações de valorização dos espaços públicos

Liliane Barreto

~
Além do projeto de paisagismo, peças decorativas como os chafarizes também estão recebendo atenção especial Foto: Antônio Leudo


A prefeitura vem implementando ações que visam preservar e valorizar os espaços públicos do município. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, além do projeto de paisagismo que está levando beleza aos jardins, canteiros e praças da cidade, peças decorativas como os chafarizes também estão recebendo atenção especial.
O secretário afirma que o chafariz da Pelinca passa por manutenção semanal, inclusive, com a utilização de caminhões-pipa. “Infelizmente, muitas pessoas estão utilizando inadequadamente o local. Nossa equipe tem flagrado o chafariz cheio de espuma. Toda vez que isso ocorre temos que esvaziar o chafariz e fazer nova carga d’água para enchê-lo novamente”, diz Zacarias.
No Jardim Nilo Peçanha, mais conhecido como Jardim São Benedito, o lago do chafariz está passando por intervenções. Está sendo instalada uma manta asfáltica e, assim que os reparos no lago ficarem prontos, o chafariz será religado. Zacarias explica que logo que o serviço for concluído, a equipe será deslocada para o Jardim do Liceu, onde o chafariz passará por pequena manutenção. "Lá nós faremos a correção de uma infiltração e vamos repor uma bomba, que foi furtada", disse o secretário.
Quanto ao espelho d’água na Avenida Alberto Lamego, próximo à Uenf, o secretário afirma que ele foi esvaziado, porque estava sendo utilizado por proprietários de animais como bebedouros e para o banho. “Optamos por esvaziar, temporariamente, o espelho d’água até que possamos concluir a avaliação sobre reativá-lo ou transformá-lo em um jardim. É também uma medida de segurança, porque os cavalos eram atraídos para o local em busca de água e isso acabava provocando acidentes”, completa.
O chafariz de louça belga, da Praça Quatro Jornadas, no Centro, também passará por intervenções. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, o monumento será remodelado e transformado em um Chafariz de Águas Cantantes, que promete ser a grande novidade do projeto.


*Fonte:site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !