sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Limpeza urbana em Porto Alegre

Coleta automatizada de lixo passa à nova fase
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Carros estacionados na frente dos contêineres: multa e guincho O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciou a segunda semana de operação da coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar analisando algumas ações de vandalismo contra os novos contêineres. As novas ocorrências aconteceram na madrugada desta segunda-feira, 25, e anunciam uma fase de fiscalização mais efetiva do serviço. “Seguimos trabalhando para coibir o vandalismo e passando para as etapas seguintes do planejamento de implantação do novo serviço. O mais importante é que a população está externando sua aprovação aos contêineres e a cidade está visivelmente mais limpa”, afirma o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
Das seis ocorrências policiais da madrugada, o DMLU e a empresa Conesul constataram a necessidade de trocar dois contêineres incendiados, que precisarão ir à manutenção. Um na praça Otávio Rocha e outro na rua Santo Antônio. Os demais foram problemas simples e que não afetaram nem danificaram os equipamentos. Também já foram limpos alguns contêineres que foram pichados.
“O maior problema de operação que verificamos no fim de semana, mais especificamente na coleta de sábado à noite, foi a dificuldade para coletar o lixo de 33 contêineres porque havia automóveis estacionados obstruindo o trabalho dos caminhões coletores”, explica o supervisor de operações, Adelino Lopes Neto.
A partir de agora, numa ação conjunta com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os automóveis que estiverem estacionados na frente dos contêineres serão multados e guinchados. E o setor de fiscalização, que na primeira semana de trabalho deu maior atenção à localização dos contêineres (muitas pessoas mudavam os equipamentos de lugar), nesta semana passará a acompanhar os três caminhões coletores para avaliar a quantidade de lixo em cada contêiner, a fim de verificar o dimensionamento na distribuição dos equipamentos.
“Felizmente, constatamos que a população está interessada no assunto e, na sua maioria, procura ajudar, curtir e cuidar, como diz a nossa campanha. Já diminuiu bastante a quantidade de lixo seco, colocada erradamente nesses contêineres no início da semana passada. Tudo indica que, rapidamente, estaremos consolidando esse comportamento”, garante Lopes Neto.
A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza. No site www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha e do novo serviço da coleta automatizada, além de vídeos e jingles.
Fonte: PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !