sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Campos terá nova usina de reciclagem e unidade de transbordo

Jualmir Delfino 12.08.11
 A prefeitura sempre esteve engajada nas ações de reciclagem do município, prova disso é a semana de reciclagem na Praça São Salvador Foto: Rogério Azevedo


A população de Campos produz, atualmente, uma média de 300 toneladas de lixo/dia. Para evitar problemas futuros ao meio ambiente, a prefeitura já dotou o município de mais uma nova Usina de Reciclagem de Lixo e também uma Unidade de Transbordo, que vão funcionar em Guarus, em área contígua ao atual Aterro Controlado, que será desativado. As obras da Usina e da Unidade de Transbordo já foram concluídas e já receberam do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a licença de operação. A unidade de Transbordo é o local onde será feita a triagem dos materiais recicláveis antes de seguir para o Aterro Sanitário, no distrito de Conselheiro Josino, que tem área total de 999.000m², com capacidade para receber duas mil toneladas de lixo por dia.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque, informa que nesta área total onde foi instalado recentemente o Aterro Sanitário, no distrito de Conselheiro Josino, serão destinados cerca de 70% do lixo orgânico produzido na cidade e parte do interior, o que equivale 210 toneladas/dia. Ele explica que o lixo da cidade e parte do interior, inclusive de alguns distritos da Baixada Campista, antes de ser destinado ao Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, passará pela Unidade de Transbordo, onde será feita a triagem para retirada dos materiais recicláveis.
Na Usina de Reciclagem, que foi construída junto da Unidade de Transbordo em Guarus (onde será feita a separação dos materiais) vão ser gerados 90 postos de trabalho. Como existe hoje um número excedente de catadores, que atuam informalmente no local, a Secretaria de Família e Assistência e outros organismos do governo, orientados pela Prefeita Rosinha Garotinho, cuidam de elaborar ações para que estes catadores excedentes sejam incluídos em programas de proteção social, que implica em capacitação profissional, respeitando os limites e habilidades dos assistidos.
- Atualmente o município já conta com uma pequena usina de reciclagem em Santo Amaro e, com o Aterro Sanitário, no distrito de Santo Eduardo, inaugurado recentemente no Norte do município, e que representa um grande avanço nas políticas públicas da atual gestão da Prefeitura de Campos para a destinação adequada do lixo. A Usina de Santo Amaro tem capacidade para receber, reciclar e fazer a compostagem do lixo orgânico da Praia do Farol de São Tomé e alguns distritos e localidades da Baixada Campista como Santo Amaro, Baixa Grande, dentre outros - detalhou o secretário Zacarias de Albuquerque.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !