sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alagoas terá Central de Tratamento de Resíduos

26/07/11 15:40

A implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Pilar foi tema de reunião realizada nesta terça-feira (26), no Palácio República dos Palmares. O governador Teotonio Vilela Filho e secretários de Estado discutiram com empresários e técnicos da empresa URCD demandas de acesso e energia para o empreendimento, que irá gerar mais de 250 empregos diretos.
Com investimentos na ordem de R$ 42 milhões, a CTR irá beneficiar 28 municípios das regiões Metropolitana e Agreste de Alagoas, solucionando a destinação de 2/3 do lixo sólido produzido no estado, como resíduos industriais e hospitalares. O projeto da Central está em fase de licenciamento ambiental e deve ser iniciado em dezembro desse ano. Após seis meses, o primeiro módulo do empreendimento passará a ser operacionalizado.
O governador Teotonio Vilela Filho reforçou, durante a reunião, o empenho do estado para dar celeridade ao processo de instalação da CTR. “O Governo dará o apoio necessário no que diz respeito aos trâmites burocráticos. A equipe do Desenvolvimento Econômico acompanha de perto e dá o suporte necessário para a implantação de novos empreendimentos”, frisou.
Para o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o projeto se enquadra na nova fase do Estado, que busca a captação de investimentos que atrelam o desenvolvimento econômico à responsabilidade social. “Este empreendimento é inovador e, com a concessão das licenças ambientais, o projeto deve ser discutido pelo Cepram em agosto. A implantação deverá ser iniciada em dezembro”, afirmou.
O governador Teotonio Vilela Filho garantiu que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) solucionará a questão do acesso à Central, sendo responsável pela construção de 1,2 km. “No que diz respeito à energia, iremos acompanhar todo o processo, mas a execução cabe à Eletrobrás. Vale ressaltar que a empresa tem feito, e ainda fará, investimentos em Alagoas”, explicou o secretário Luiz Otavio Gomes.
CTR – Inicialmente, a Central de Tratamento de Resíduos irá atender a principal demanda do Estado, que segundo o empresário Antônio Tarcísio é o tratamento do lixo hospitalar. Para isso, será instalada uma unidade de autoclavagem de resíduos de serviços de saúde. A CTR ainda irá contar com vários módulos, como a estação de tratamento de influentes industriais, a unidade da reciclagem de resíduos da construção civil e outros.
Durante apresentação da URCD, todo o resíduo que chegar à Central será analisado para que seja feito o tratamento correto, que se dividem em três linhas: biológico, fisioquímico e influentes oleosos. O projeto ainda prevê a implantação de uma Central de Educação Ambiental, voltado para a capacitação de funcionários e promoção de cursos, oficinas e palestras para toda a comunidade.
“.......
por Ascom Seplande


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !