quarta-feira, 27 de julho de 2011

O risco de jogar remédios no lixo

Programa ensina a descartar medicamento de forma correta


Rio - Quando o remédio deixa de ser usado ou acaba a validade onde jogá-lo fora? Segundo pesquisa da Unicamp, cerca de 98% das pessoas escolhem pia, vaso sanitário ou lixo comum para descartar os medicamentos. A atitude, entretanto, prejudica a saúde da população, alertam especialistas. Contra este problema, o Programa Descarte Consciente vem instalando lixeiras especiais para coleta de medicamentos em desuso. No Rio já são 17 postos e fora da cidade, mais três.
Segundo José Agostini Roxo, diretor-presidente da Brasil Health Service — idealizadora do programa com a Droga Raia e a Medley — remédios precisam receber tratamento especial. “No lixo comum há mais chance do medicamento contaminar o solo e a água. Isso pode causar problemas à saúde”, afirma Roxo. De fato. De acordo com o infectologista da UFRJ Edmilson Migowski, jogar antibióticos no ambiente, por exemplo, pode criar bactérias mais resistentes àquela substância, tornando o combate mais difícil. “Já hormônios e substâncias cancerígenas também podem estar presentes na água que consumimos e são, nestas condições, prejudiciais”, completa o médico.
Após o descarte nas estações coletoras de resíduos de medicamentos, o lixo é monitorado até a sua destruição. A dona de casa Guiomar Martins, 68 anos, aprovou a coleta. “Guardar remédio velho é perigoso e jogar na pia também. É só separar o lixo e levar na lixeira da farmácia. Assim evitamos problemas de saúde e poluição do ambiente”, diz.
Coletores específicos
De acordo com José Roxo, a pessoa é orientada sobre o descarte na estação de coleta e por meio de um equipamento de autoatendimento. “A estação tem três coletores: um para pomadas e comprimidos; um para líquidos e sprays; e outro para caixas e bulas que serão recicladas”, explica.
As estações estão instaladas em 20 pontos no Estado. No site http://www.descarteconsciente.com.br/ é possível saber onde estão as lixeiras mais próximas.
Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/7/o_risco_de_jogar_remedios_no_lixo_179679.html
*comentário do BLOG:Setores do Ministério do Meio ambiente,trabalham a inclusão das embalagens e remédios inservíveis na Logística reversa, que creio que decola definitavamente em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !