quinta-feira, 28 de julho de 2011

Jardim São Benedito com árvores ameaçadas

27/07/11
Árvores centenárias em uma das poucas áreas verdes do Centro da cidade — o Jardim São Benedito — podem estar ameaçadas. A denúncia partiu do blog Painel, do jornalista Saulo Pessanha, ancorado na Folha Online. Em seu texto, Saulo alerta para o fato de que naquele espaço, local de caminhadas de muita gente, durante o dia, as árvores encontram-se em risco devido à presença de erva-de-passarinho — uma planta superior, parasita, que ataca as árvores sugando a seiva delas e podendo levá-las à morte. A secretaria de Serviços Públicos, no entanto, contesta a denúncia feita pelo jornalista.
— O Jardim São Benedito está passando por um processo de revitalização, e algumas árvores foram podadas, mas as ervas-de-passarinho, se não forem retiradas, pode causar a morte delas. Se a idéia é revitalizar as árvores, a retirada dessas plantas é indispensável. Mesmo porque a contaminação e o estrago que causam são visíveis. Os ramos da erva estão descendo e ficam quase ao alcance das mãos de quem caminha no Jardim — afirmou Saulo.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, informou que o foi encontrado nas árvores não são plantas parasitas. “O que foi encontrado, durante a poda, foram plantas denominadas epífitas, de regiões tropicais úmidas e que crescem se apoiando sobre galhos e troncos de árvores, sendo confundida com plantas parasitas”, disse ele.
Fonte: Jornal Folha da Manhã 

*comentário do Blog: Na primeira nota da coluna do Saulo, o mesmo escreveu:"os ramos da erva estão descendo e ficam quase ao alcance das mãos  de quem caminha". Reitero que o experiente jornalista,confundiu   ervas daninhas com  epífetas, que não são parasitas.Existem muitas árvores com epífetas no Jardim Nilo Pessanha e no seu entorno,que não serão removidas,goste o jornalista ou não,sem contar que posso ser "crucificado" pelos xiitas do ambientalismo. Restaram ainda algumas árvores  com ervas daninhas,mas que serão extirpadas através de podas,pois inexiste agro-químico para sanar esta situação.Trata-se de árvores de espécies exóticas, que alguns xiitas desejam extirpar do país, mas também não vou fazê-las ,sejam centenárias como os ficus do entorno do Jardim gostem ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !