quarta-feira, 27 de julho de 2011

Desperdício de alimentos: Toneladas de comida se perdem todos os dias

26 de julho de 2011 


Lixo orgânico e reciclável, parte dos detritos são recolhidos por catadores e outra vai para o lixão
Lixo orgânico e reciclável, parte dos detritos são recolhidos por catadores e outra vai para o lixão
O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos e também campeão em desperdício do mesmo. Isso equivale a mais de 70 mil toneladas de alimentos que vão para o lixo, o suficiente para alimentar milhões de pessoas.
Em Campos o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque em entrevista ao Site Ururau, informou que são recolhidos diariamente cerca de cinco toneladas de lixo por dia, dentre eles lixo orgânico e reciclável.

A equipe do Site Ururauvisitou o mercado Municipal de Campos, que hoje possui 440 bancas, distribuídas em toda a sua área coberta, além de 46 peixarias. Existe também o antigo prédio que possui entre a sua área externa e interna 164 bancas. No total o mercado conta com 646 bancas funcionando.Quase duas mil pessoas trabalham diretamente no local. A circulação de pessoas chega a quase cinco mil pessoas por dia.No mercado conversamos com alguns trabalhadores como José Carlos Azevedo, de 65 anos, que trabalha há 50 anos no mercado e afirma que ou joga fora as bananas que não servem mais para o consumo ou dá para alguém que pede.O vendedor de laranjas Roberto Santos, mais conhecido como “Beto da laranja” disse a nossa equipe que está no mercado há muitos anos,e hoje faz a continuação do trabalho do pai dele que foi quem o ensinou a profissão.“Quando não serve eu jogo fora, pois o que não serve pra mim,não serve para os outros.” Ele disse ainda,que só costuma dar as laranjas que não vende, quando ainda estão boas para o consumo.O comerciante Paulo Oliveira, proprietário de um self service há 15 anos, no centro da cidade, informou a nossa equipe, que ele se preocupa em ter o controle da comida que é preparada no restaurante para evitar o desperdício, pois não costuma reaproveitar comida em seu estabelecimento.“Tudo que sobra no meu restaurante os meus cinco funcionários levam pra casa, até pra dar o que sobra a um desconhecido você precisa ter cautela, pois se ele passar mal a culpa pode vir a ser sua.”O secretário Zacarias Albuquerque disse ainda, que existem catadores de comida que se encarregam de fazer o recolhimento dos alimentos que ainda servem para o consumo. Todo o material recolhido é encaminhado ao Lixão da Codin.
BOLINHO DE CASCA DE BATATA
Ingredientes:2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas2 xícaras de farinha de trigo2 ovos2 colheres de salsinha picadaSal (o suficiente)1 colher (sobremesa) de fermento em pó Óleo para fritarModo de preparo:Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos às colheradas.
Fonte: www.ururau.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !