terça-feira, 3 de maio de 2011

Site mostra postos de coleta de lixo eletrônico mais próximos da sua casa

Por Carlos Eduardo(Kadu)



Sem destinação adequada, e-lixo pode contaminar o solo e as águas, trazendo danos para a naturezaSe você é viciado em tecnologia e se preocupa com o meio ambiente, saiba que o Instituto Sergio Motta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo criaram um site que encontra os locais mais próximos da sua casa para você se livrar daquele celular velho que, se jogado no lixo, pode contaminar o solo, a água e o ar com substancias tóxicas.
O site funciona desde março de 2010 e utiliza a plataforma Google Maps para encontrar os postos de coleta de lixo eletrônico mais próximos. Para saber onde descartar, basta inserir o seu CEP e o tipo de resíduo – baterias, pilhas, celulares, computadores, etc -, para ter acesso a relação dos locais de descarte.
O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, são todos aqueles equipamentos eletrônicos que não possuem mais utilidade, e se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Um bom exemplo é quando uma bateria de celular é jogada em aterros não controlados. Os metais tóxicos podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado.
Segundo o Instituto Sergio Motta, o número de postos de coleta de lixo eletrônico computados pelo site eram poucos no começo, mas atualmente existem mais de 700 locais cadastrados só na Grande São Paulo.
Agora não tem mais desculpa na hora de descartar seu lixo eletrônico: http://www.e-lixo.org/
* Em Campos estamos desenvolvendo inicialmente a campanha para reciclagem de telefone celular e bateria,conforme já noticiado no blog.

Um comentário:

  1. A iniciativa é realmente necessária e torço para que se torne uma prática massificada. Há também algum projeto em andamento para a reciclagem de pilhas?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo sua participação e opinião !