segunda-feira, 16 de maio de 2011

Catadores do aterro de Gramacho terão galpões para lixo reciclável

12/05/2011

» Flor Jacq
A principal demanda dos catadores de lixo obteve resposta: serão alugados quatro galpões de depósito de material reciclável até que um polo de reciclagem seja construído.
Em reunião realizada hoje (12/05) na Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), no Centro do Rio, para apresentar os planos de reurbanização do bairro Jardim Gramacho e o de apoio aos catadores que atuavam no aterro em Duque de Caxias, a principal demanda dos catadores de lixo obteve resposta: serão alugados quatro galpões de depósito de material reciclável até que um polo de reciclagem seja construído.
Para o líder dos catadores, Tião Santos, a prioridade das ações deve ser a reativação das atividades laborais dos quase 2,5 mil catadores que estão sendo afetados com a desativação gradual do aterro de Gramacho: “Queremos um bairro descente e capacitações, mas geração de emprego e renda é o mais importante.”
“O papel da SEA é mediar a relação entre os diversos atores envolvidos na questão, por isso estamos aqui nesta reunião. Se o ponto nevrálgico para os catadores são os galpões, além das capacitações e da reurbanização do bairro, apoiaremos a Prefeitura de Caxias para resolver este problema o quanto antes”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Durante a reunião, a SEA apresentou o cronograma de desativação gradual do aterro. De acordo com o documento, que coordena as ações dos planos criados pela Nova Gramacho – empresa que explora o gás metano captado no aterro – e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), as obras de infraestrutura do terreno e de construção dos galpões estão previstas para começar em agosto deste ano.
Minc lembrou que as propostas devem ser aprovadas pelos participantes da comissão multidisciplinar – composta pela SEA, representantes da Prefeitura de Duque de Caxias, da Nova Gramacho, Comlurb, BNDES, Caixa Econômica Federal e de cooperativas de catadores. Disse ainda que a execução dos planos depende da aprovação do Fundo de Apoio aos Catadores, pela Câmara de Vereadores de Caxias.
“As propostas estão muito boas. Foram absorvidos aspectos sociais, urbanísticos e ambientais. No entanto, é necessário correr com os prazos. A situação é bastante complicada”, disse Minc.
Presente à reunião, o secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, informou que até junho o fundo deve estar sancionado e em “pleno funcionamento”.
Foi iniciado este mês o cadastramento dos catadores que receberão benefícios, como o Bolsa Família, do governo federal. O Plano de Apoio aos Catadores prevê também a capacitação dos catadores para inserção no mercado de trabalho, além do aprimoramento em técnicas de reciclagem e do oferecimento de cursos de empreendedorismo.
“Como alguns dos cursos ocorrerão durante o horário de trabalho, serão oferecidas bolsas de estudo para garantir a frequência dos catadores”, disse Minc.
O plano de reurbanização prevê obras de infraestrutura, habitações populares, áreas de laser e ciclovias, além da pavimentação de vias principais.
A Secretaria de Trabalho de Duque de Caxias informou que uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai assegurar 1.200 vagas em cursos de capacitação para diversas áreas. No programa federal Pró-Jovem, que oferece aos participantes oportunidades de elevação da escolaridade e qualificação profissional, a prefeitura de Caxias conseguiu reservar 200 vagas, para jovens entre 18 e 29 anos.
Por fim, em diálogo com Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o município garantiu mais 300 vagas no Programa Próximo Passo, que qualifica beneficiários do Bolsa Família para a inserção no mundo do trabalho.

Fonte: Secretaria de Estado do Ambiente - SEA » Notícia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !