sábado, 16 de abril de 2011

ATERRO SANITÁRIO DE GRAMACHO-RJ SERÁ FECHADO EM DEZEMBRO!

1. Foi anunciado o fechamento, em dezembro próximo, do aterro sanitário de Gramacho, em Caxias, que recebe quase todo o lixo da capital e de alguns municípios da Baixada. Uma boa notícia, dado que -mesmo depois de recuperado em 1994- vem apresentando frestas nos últimos anos. A licitação para o novo Aterro Sanitário -CTR- realizada a partir de 2002, depois de concluída, foi foco de uma batalha política e judicial entre as empresas do setor, dado o enorme volume de recursos do negócio.

2. Meses atrás -8 anos depois - foi anunciado um acordo em que uma nova empresa, escolhida a dedo, se associaria à vencedora da licitação e usariam uma área no município de Seropédica com aval do governo do Estado. A decisão gerou polêmica por estar em cima de um aquífero. Alguns ambientalistas criticaram, mas a secretaria de meio ambiente estadual aprovou. No entanto, a área ainda está em processo de preparação, para que seja realmente um Centro de Tratamento de Resíduos e não um depósito de lixo.
3. Mas a notícia dada pelas autoridades não veio acompanhada da informação sobre para onde o lixo atualmente depositado em Gramacho será depositado. Como se trata de um aterro de 35 anos, o custo atual por tonelada é extremamente baixo. Estima-se que, se o lixo for simplesmente depositado num outro aterro, o custo adicional para a prefeitura do Rio seria de 300 milhões de reais por ano, pelo menos. Que aterro será esse? Quem escolheu? Com que critério? A que preço por tonelada? Aguarda-se transparência na operação.
4. (Extra-on, 16) Depois de 35 anos de operação, o Aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, deixará de operar em dezembro deste ano. A decisão foi tomada após reunião na segunda-feira, na sede da Secretaria do Ambiente, com o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (PSDB), o secretário Estadual Carlos Minc, a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, e representantes da Comlurb. No dia 14 de março haverá uma nova reunião para a elaboração do termo de encerramento do local.
*fonte:Blog do Cesar Maia
O aterro de Conselheiro Josino,com previsão de ser utilizado por 30 anos já está em funcionamento,recebendo  atualmente o lixo do Norte do Município e o resíduo autoclavado dos serviços de Saúde.

Um comentário:

  1. Dia 19 de abril de 2011 eu compareci (Newton Almeida) na apresentação inaugural do novo Aterro Sanitário de Belford Roxo, CTR BOB. Isso é importante para o Estado do Rio de Janeiro que avança na erradicação dos lixões a céu aberto. Próximo ao CTR BOB fica o Aterro Sanitário de Adrianópolis, na cidade de Nova Iguaçu, portanto disponibilizando uma saudável competição de qualidade e preço, e possibilitando aos municípios e grandes empresas escolherem aonde destinar o lixo domiciliar e comercial (excluindo resíduos perigosos).
    O antigo Lixão de Babi será encerrado e remediado , e o lixo da cidade de Belford Roxo irá para o CTR BOB ;
    - O CTR BOB está à disposição de receber lixo domiciliar de qualquer outro município, cobrando por tonelada ..... MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
    www.limpezariomeriti.blogspot.com
    Newton Almeida

    ResponderExcluir

Obrigado pelo sua participação e opinião !