sexta-feira, 11 de março de 2011

Prefeitura mantém ações para evitar acúmulo de lixo nos bairros

Por Jualmir Delfino - 11/03/11


Foto: Antônio Leudo



Além da coleta do lixo, diária e em dias intercalados, de acordo com a densidade populacional dos bairros, a prefeitura mantém um serviço de fiscalização de terrenos baldios, que é feito por fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas. A fiscalização tem por objetivo identificar proprietários de terrenos baldios e notificá-los para que sejam murados e assim evitar que sirvam de local de descarte de lixo por parte dos moradores que mantêm o mal hábito de descartar o lixo nos terrenos e áreas baldias perto de casa, em vez de colocar para ser coletado pelo caminhão do serviço de coleta, que é feito de forma regular.

O secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque, ressalta que o serviço de coleta é feito de forma regular pelos caminhões da empresa Vital Engenharia, concessionária dos serviços de limpeza pública e coleta do lixo. “O descarte de lixo em terrenos e áreas baldias é decorrente de mal hábito de alguns moradores, porque a coleta é feita regularmente, na cidade e no interior. Como há moradores que descartam lixo nos terrenos, periodicamente eles são limpos com o Mutirão da Limpeza, feito pela Secretaria de Serviços Públicos”, diz Zacarias.

Em média são realizadas 100 notificações/mês aos proprietários de terrenos para que as áreas sejam muradas de forma a evitar que moradores despejem lixo ou materiais inservíveis. Após decorrido o prazo da notificação e caso o terreno não seja cercado, o proprietário é multado. A multa tem por base a Ufica, que equivale a R$ 73,75 e a quantidade de Uficas que define o valor, varia de acordo com a irregularidade constatada, principalmente se a notificação for feita pela segunda vez, sem que tenha sido acatada a primeira notificação.

fonte: site da PMCG





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !