quinta-feira, 17 de março de 2011

Bairros são beneficiados com limpeza de bueiros

Por Jualmir Delfino - 17/03/2011
 
O programa de limpeza de bueiros contempla todos os bairros da cidade Foto: Antônio Leudo

A prefeitura mantém efetivamente o programa de limpeza de bueiros, que contempla todos os bairros da cidade e evita alagamentos nas ocasiões de chuvas intensas. De acordo com o cronograma de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos, esta semana estão sendo realizados os serviços de limpeza de bueiros e identificação de pontos com obstrução nas galerias nos bairros de Varandas do Visconde, Parque Imperial I, Parque Imperial II, Residencial Santo Antônio e, também, o loteamento Porto Seguro.

Durante esta semana as equipes do programa, que realizam os trabalhos rapidamente, atuam em diversos bairros da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul e, também, em bairros da margem direita, onde também está sendo realizado o serviço de limpeza de bueiros. Na margem esquerda, as equipes atuam nos bairros São Matheus, São Mateus, Boa Vista, Pomares, Lagoa das Pedras, e Parque Santos Dumont.

A agilidade na realização da limpeza dos bueiros decorre em função do treinamento das equipes, que contam com ferramentas manuais e equipamentos hidráulicos, como caminhões tipo Vac All que, inclusive, injeta jatos fortes de água com mangueiras de duas polegadas de alta pressão. A mangueira percorre o interior das galerias com jato de alta pressão para trás e, na medida que esta mangueira avança por dentro da galeria, ao mesmo tempo outra magueira de 100mm aspira de dentro do fosso toda sujeira que é diluída.

O secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque destaca que os trabalhos são importantes porque previnem os alagamentos. O serviços são executados pela empresa Vital Engenharia, mas a gestão é feita pela Secretaria de Serviços Públicos, que elabora a planilha de serviços e sua execução, com fiscalização.

Trabalhos noturnos - Para não provocar transtornos para pedestres e comerciantes, existe operação noturna de limpeza nos bueiros das ruas e avenidas da área central. O secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque, destaca que o trabalho é realizado com prioridade nos pontos de alagamentos e, por isso, vários locais onde ocorriam alagamentos com freqüência, agora os problemas não ocorrem mais ou foram minimizados em ocasiões de chuvas mais intensas, como é comum ocorrer durante o Verão.

- Temos 10 serventes e contamos com um caminhão Vac All, que tem a função de desobstruir também as redes de galerias pluviais. Antes do caminhão atuar, os serventes fazem a limpeza das caixas dos ralos com escavadeiras de conchas e cabos longos, que permitem fazer a remoção do microlixo e terra nas caixas - detalha Zacarias.

Orientamos as pessoas para que não façam nenhum tipo de ligação de esgoto nas galerias, já que esta prática, além de ser proibida, dificulta a limpeza dos canais. A limpeza das galerias pluviais é um trabalho permanente da secretaria de Serviços Públicos, quando há, por exemplo, redimensionamento, manutenção ou reposição das tampas, de responsabilidade da secretaria de Obras e Urbanismo.

fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !