segunda-feira, 7 de junho de 2010

Unidade de tratamento de lixo hospitalar inaugurada na Codin

Por Telmo Filho

A Unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, com tecnologia denominada Autoclave, irá funcionar em uma área total de 1.470 metros quadrados na Rua Santo Amaro, na Codin, em Guarus, e será inaugurada na próxima terça-feira (08), às 9h. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a finalidade é dar o tratamento adequado e correto ao lixo hospitalar, sem provocar qualquer impacto ambiental negativo, já que o mesmo representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente. Ele informou que a coleta dos resíduos é diária em, aproximadamente, 149 unidades geradoras.

De acordo com Zacarias, a partir do funcionamento da unidade, Campos estará se adequando aos padrões exigidos pela Legislação Sanitária e Ambiental. O secretário explicou que quatro equipamentos serão aplicados na unidade. “O Tanque GLP é o combustível para a caldeira; o Compressor de Ar e Caldeira gerador de vapor, ambos para insumo necessário à operação do Autoclave; e o Autoclave que é o tratamento de desinfecção e inertização de resíduos de serviços de saúde com capacidade para 2.700 litros por ciclo”.

Zacarias esclareceu que a operação do descarte do lixo hospitalar custa cerca de seis vezes mais do que a praticada em relação ao lixo comum. O secretário adiantou, ainda, que a autoclavagem é um tratamento térmico que consiste em manter o material contaminado sob pressão à temperatura elevada, através do contato com o vapor d'água, durante um período de 40 minutos para destruir todos os agentes patogênicos.

Após a carga da Autoclave, o secretário informou iniciar o ciclo de esterilização. A primeira é a Fase de acondicionamento/Pré-vácuo que constitui um pulso de vácuo para a retirada da câmara. Este pulso de vácuo é realizado pelo acionamento da bomba de vácuo. Eliminando o excesso de ar na câmara, inicia-se a fase de CamUp, onde é realizado aumento de temperatura da câmara e sua homogeneização na temperatura escolhida para o ciclo. No final, todo o lixo é aterrado.
fonte:site da Prefeitura
Postado por: Natanael Santos - 03/06/2010 12:42:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !