segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aterro sanitário com obras em ritmo acelerado.

No intuito de estabelecer destinação para os resíduos da construção civil, provenientes de obras públicas, a Secretaria de Serviços Públicos, junto da secretaria de Obras e Urbanismo e coordenadoria de Posturas, estabeleceu que todos os entulhos gerados a partir daí serão depositados no aterro controlado da Codin. A definição vai ao encontro dos critérios da Resolução 307/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define procedimentos para o armazenamento de lixo a favor do meio ambiente.


O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, explica que Campos já realizou inúmeras obras, entre reformas e construções e que todos os resíduos devem ser armazenados de maneira que não prejudique o meio ambiente e, em conseqüência, a população. Segundo Zacarias, todas as empresas de construção civil da prefeitura serão obrigadas a comprovar o destino certo dos entulhos produzidos nas obras.

- Esta é uma forma da prefeitura dar o exemplo em relação a gestão correta no manuseio dos entulhos provenientes de suas obras. As secretarias entraram num entendimento para fazer com que as empresas tenham a obrigatoriedade de armazenamento correto destes resíduos de construção civil. Uma medida tomada por nós, foi a apresentação da guia, emitida pela secretaria de Serviços Públicos, que comprova o depósito do entulho no aterro controlado da Codim, antes do recebimento do pagamento pelas empresas - declara.

Outra medida tomada pela secretaria de Serviços Públicos foi a obrigatoriedade de entulhos nas caçambas metálicas, caso a obra não tenha espaço físico para o depósito provisório. "Para que os entulhos não sejam mais colocados nos passeios, impedindo o livre acesso dos pedestres, providenciamos caçambas metálicas, que promovem mais organização e higiene dos locais", pontua Zacarias, pedindo ainda, que caso as pessoas vejam alguma situação de irregularidade no depósito de resíduos, ligue para o disque limpeza, através do telefone 2726- 4809 ou para a coordenadoria de Posturas, no telefone 2723- 378, para efetuar a denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !