segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aterro sanitário com obras em ritmo acelerado.



O acesso ao aterro sanitário já está sendo construído


O aterro sanitário que está sendo construído no distrito de Conselheiro Josino, em Campos, está com as obras em ritmo acelerado e deverá ser concluído em outubro, dentro do cronograma da Vital Engenheira Ambiental, empresa responsável pela obra. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a empresa está atuando em várias frentes de trabalho para entregar a obra dentro do prazo. Com o aterro sanitário, que já está 70% concluído, o município terá uma série de benefícios. O projeto está avaliado em R$ 10 milhões, sendo R$ 4 milhões para esta primeira fase e deve entrar em operação em dezembro.

Zacarias informa que mantas já foram colocadas na primeira célula, onde será depositado o lixo, e no tanque de chorume, resíduos líquidos que saem do lixo. Além disso, também estão em construção a parte de engenharia da balança de pesagem, a sede da administração do aterro, incluindo refeitório e vestiário; o Centro de Educação Ambiental e 1.500 metros do acesso ao local. "Este item é muito importante para o licenciamento ambiental, porque representa uma chegada segura ao local", informou o secretário.

Segundo Zacarias, um bosque com aproximadamente 200 árvores também está sendo preparado na entrada do aterro. O Centro de Educação Ambiental terá um auditório com capacidade para 40 pessoas. "Vai ser um espaço para debates sobre meio ambiente e mobilização", informou o secretário, ressaltando que esta obra está gerando cerca de 30 empregos, nesta fase.

- A obra está dentro das expectativas do que foi planejado e coloca o município em posição de destaque no cenário de tratamento de resíduos sólidos. Todo o trabalho está sendo executado pela concessionária dentro do rigor do licenciamento ambiental. A gente espera que o tempo de uso seja superior a 30 anos porque o futuro aponta para a ampliação das políticas de reciclagem, o que não exclui a necessidade do aterro sanitário, devido aos resíduos inertes - destaca o secretário.

Além das questões sociais e ambientais, o município poderá melhorar sua posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e estará habilitado a participar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-Verde). A perspectiva é que em cinco anos o gás metano, que é o subproduto do lixo, poderá ser transformado em energia. O aterro sanitário está sendo instalado em uma área de 900 mil metros quadrados e segue as mais altas tecnologias utilizadas no mundo.A Licença de Instalação (L.I.), que permitiu o início da obra, foi conquistada em abril e a previsão é que sejam processadas 300 toneladas de lixo por dia. O aterro é composto de uma obra de engenharia, que tem como objetivo isolar o lixo do meio ambiente. É feito através de aplicação de mantas de polietileno de alta densidade (Pead) de dois milímetros de espessura que vão evitar a contaminação do lençol freático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !